5 sinais de carência de Ômega 3 na dieta

Muitas dietas “saudáveis” restringem gorduras importantes para o funcionamento do corpo. Não é qualquer gordura, são aquelas chamadas de ácidos graxos essenciais. Como o nome já diz, é essencial que tenhamos quantidade suficiente deles na dieta por não sermos capazes de produzi-los sozinhos. Sem ingerir essas gorduras apresentamos sinais de mau funcionamento do corpo, alguns que talvez você nem imagine. 

Não estou dizendo que você pode se entupir de azeite, mas é importante prestar atenção se você não está evitando gorduras do jeito errado. Se isso acontecer, você pode sentir os efeitos de maneiras muito diversas e, por favor, primeiro coma direito, e só depois use suplementos. O nome já diz: SUPLEMENTOS, eles adicionam o que não se consegue obter apenas com a dieta. 

A causa mais comum da carência dessas gorduras essenciais é o erro alimentar, depois as dietas restritivas não balanceadas, e só depois é que acontecem devido a doenças que limitam a absorção. 

A falta de gorduras boas têm sérias implicações, pois elas fazem parte de todas as membranas das células, da proteção do sistema nervoso e reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Mas além disso, há outros sinais de que você possa estar com deficiência de ômega 3 na sua dieta: 

Iritação de pele e secura – eczema e dermatite atópica. Sabe aquela secura que não tem hidratante que dê jeito? Ou aquele vermelho que aparece e vc fica “procurando” a causa da alergia? Pode ser falta de gorduras boas na sua dieta! Pesquisadores descreveram que existe um efeito protetor de um tipo específico de gorduras boas sobre a pele, tornando-a mais resistente até para as queimaduras por sol — observação de cirugiã plastica: não vá encher seu prato de azeite e depois achar que tem passe livre para lagartear sob o sol 🤨. A pesquisa notou que um aumento do ácido graxo EPA na dieta por 3 meses de pessoas que se expunham ao sol fez com que essas pessoas tivessem 136% menos queimaduras solares. 

Depressão – a incidência e a gravidade dos sintomas depressivos melhoram com o consumo de ômega 3 na dieta, especialmente se forem a partir de alimentos como chia ou outras sementes como girassol e abóbora. 

Secura de olhos – aquela coceira incômoda e também as blefarites, um tipo de secreção junto aos cílios que parece “caspa”, podem estar associadas à falta de ômega 3 e 6 na dieta. Então que tal umas sementes ou castanhas para ver como fica? Dependendo da gravidade do quadro pode até ser necessário o suplemento para melhorar mais rápido, mas ele não substitui a dieta saudável. 

Dor e rigidez articular, osteoartrite – já viu máquina funcionar direito sem lubrificante? Vc acha que existe máquina que trabalha mais do que seu corpo? Vejo um montão de gente cuidar do carro ou das rodinhas das malas como se fossem jóias. Mas se você estiver com dor articular, o prazer de curtir as coisas boas da vida se acaba muito rápido! Então vamos lá cuidar disso primeiro, de verdade… 

Cabelos – já gastou quase um salário no salão? Carrega uma mala de condicionadores, xampus especiais e mais uma tonelada de vitaminas? Sem uma boa fonte de ômega 3 na dieta, pode sentar e chorar 😭 que nada disso resolve! Aproveite e coma sementes ricas em ômega 3 com frutas, assim você também melhora outras vitaminas para manter cabelos e unhas saudáveis sem tanto gasto. 

Dica extra que vou só palpitar, mas é experiência própria. Use xampus e condicionadores em barra. São feitos com menos detergente e os fios ficam muito mais sedosos e macios, sem aquele efeito engordurado no dia seguinte. E vc ainda faz um bem danado ao mundo por reduzir lixo plástico 😀 

As melhores fontes de ômega 3 na dieta são os peixes de água fria, mas cuidado que aqueles criados em fazendas têm teor muito baixo de ômega 3 comparado aos selvagens e ainda são ricos em hormônios que contrapõem todo o benefício. O melhor mesmo é apelar para as sementes, que têm outros nutrientes importantes, promovem saciedade e ainda repõem os estoques de ômega 3. As melhores fontes são a chia, sementes de girassol, abóbora, e todas as nozes e castanhas. 

Agora me conta se vc já havia ouvido sobre isso? 

Acho que reaprender a comer é algo mais do que urgente. 

Isso não é dieta da moda, é liberdade e vida feliz! 

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